top of page

DVMUR

Instituto de Oportunidade

Sempre que puder lave bem as mãos, quando fizer uso de objetos compartilhados utilize álcool em geL e se precisar sair de casa esteja de máscara. JUNTOS VENCEREMOS A COVID-19

Mulher com máscara protetora
Atendimento
 
55 11 92004-7553

TRABALHO SOCIAL

Atualmente os órgãos desenvolvem ações de grande e media escala social, estão mais preocupados em alcançarem números do que atingirem realidades e modificar o presente para transformar o futuro nas periferias. E isso dificulta chegar na dona Maria ou no seu José, assim como, em seus familiares.

É preciso também ações pontuais que complementem as que já existem e mais que isso, que apontem o índice de vulnerabilidade da Viela A, ou do Morro C e quem sabe do Bairro J, para então, com pequenas ações chegar nas pessoas que as Políticas Públicas, Empresas e Organizações Sociais não conseguem trabalhar, pois a demanda é muito grande e requer projetos específicos com objetivos de curto prazo para alcançar quem já é invisível pelo trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Governo e/ou Programas Sociais com investimentos de Empresas privadas.

Além dos serviços que já são disponibilizados pelas Portarias, Decretos e Leis em relação ao direito do cidadão, não importando a faixa etária ou política, ainda requer levantamento e estudos específicos, para buscar atuar por pequenos segmentos de necessidades e localizar e atender os não vistos, pelos Direitos Humanos e mais que isso,  apontar a real vulnerabilidade e ativo destes grupos específicos para repensar em ações que vão alavancar o suas potencialidade e habilidades, para impulsioná-los a saírem das condições de invisíveis e desiguais perante a sociedade e alcançando suas metas profissionais e sonhos individuais.

O trabalho é desenvolvido com base nos 04 Programas Evolutivos que reconhecemos como nossos princípios fundamentais para promover um trabalho, que visa não só o acesso aos direitos, bem como, a emancipação dos sujeitos, sendo: Cidadania Absoluta; Dignidade Humana; Liberdade com Iniciativa e Políticas na Diversidade.

Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

      I - a soberania;

      II - a cidadania;

      III - a dignidade da pessoa humana;

      IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

      V - o pluralismo político.   

Nosso trabalho social tem como objetivo apoiar atividades nas periferias de São Paulo, desenvolvidas por Movimentos Sociais, Lideranças Comunitárias, ONGs/OSCs e Coletivos que ofertam sociabilização, reflexão, a assuntos/temas socioeducativos e ambientes socioculturais.

Com o propósito de contribuir no acesso a conteúdos que garantam conhecimentos para efetivação dos direitos, de modo que as atividades funcionem como disparadores assertivos, promovendo a interdependência do atendido, bem como, família e sua comunidade. Toda ação é temporária e tem a duração de 03(três), 06(seis) e 18(dezoito) meses. Os interessados encaminham as propostas que passam por avaliação técnica, identificando se atendem um dos Projetos Pilotos norteados pelos incisos do Art. 1º da Constituição Federal de 1988, como citados anteriormente.

CIDADANIA ABSOLUTA

Com base nos incisos I e II do Art. 1º da Constituição Federal de 1988, constitui-se a República Federativa do Brasil um Estado democrático de direitos fundamentais inerentes ao ser humano brasileiro.

Este Programa foi inspirado nestes incisos, o qual tem como objetivo promover discussões e ofertar ações relacionadas à SOBERANIA do povo enquanto CIDADÃO de uma nação.

E neste sentido, os projetos PILOTOS oriundos desta ramificação, buscam apresentar para a pessoa humana, um ser como o agente DETENTOR inato dos DIREITOS já assegurados em Lei, assim como, os que ainda estão em processo de embrião nos espaços de controle social:

1.1. Progresso do Quarteto (Nacionalidade)

1.2. Regi Mais (Regionalidade)

1.3. Um Pouco Aqui (Localidade)

DIGNIDADE HUMANA

                               

Com base no inciso III do Art. 1º da Constituição Federal de 1988, constitui-se a República Federativa do Brasil um Estado democrático de direitos fundamentais inerentes ao ser humano brasileiro.

Este Programa foi inspirado neste inciso, o qual tem como objetivo promover discussões e ofertar ações relacionadas à DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.

E neste sentido, os projetos PILOTOS oriundos desta ramificação, buscam apresentar para a pessoa humana, que antes de TUDO e, diante de uma situação embaraçosa, deve prevalecer o RESPEITO ao sujeito enquanto ser CONSTITUÍDO de direitos, originando-se a importância da sua existência, portanto, incomparável a outro ser vivente e por isso, é digno(a) de reconhecimento e merecimento à créditos sensoriais, mentais, sociais e legais, por isso os pilotos:

  1. Meu Refugio (Moradia)

  2. Viver Completo (Saneamento Básico)

  3. Vem que Tem (Recursos e Equipamentos)

LIBERDADE E INICIATIVA

Com base no inciso IV do Art. 1º da Constituição Federal de 1988, constitui-se a República Federativa do Brasil um Estado democrático de direitos fundamentais inerentes ao ser humano brasileiro.

Este Programa foi inspirado neste inciso, o qual tem como objetivo promover discussões e ofertar ações relacionadas aos VALORES SOCIAIS DO TRABALHO E LIVRE INICIATIVA.

E neste sentido, os projetos PILOTOS oriundos desta ramificação, buscam apresentar para a pessoa humana, que embora seja um direito garantido pela Constituição a livre iniciativa do trabalho, contudo, esta não deve ser vista como uma obrigatoriedade do cidadão de se tornar autônomo, tirando do Governo o DEVER de ofertar mais empregos e condições dignas as famílias, para que estas possam ter a oportunidade de optarem entre um e/ou outro, temos:

3.1. Bolso Treme (Direitos Trabalhistas)

3.2. Nenhum a Menos (Direitos Sociais)

3.3. Identidade Plena (Direitos Individuais)

POLÍTICAS NA DIVERSIDADE

Com base no inciso V do Art. 1º da Constituição Federal de 1988, constitui-se a República Federativa do Brasil um Estado democrático de direitos fundamentais inerentes ao ser humano brasileiro.

Este Programa foi inspirado neste inciso, o qual tem como objetivo promover discussões e ofertar ações relacionadas ao PLURALISMO POLÍTICO.

E neste sentido, os projetos PILOTOS oriundos desta ramificação, buscam apresentar para a pessoa humana, que antes de se constituir a política partidária, primeiramente, todo cidadão é politizado das filosofias, dogmas e conceitos que regem grupos sociais, que por sua vez, nascem de sociedades despreparadas para atender as diferentes concepções do “viver em coletivo” que vão surgindo no decorrer de sua existência, tornando-se um emaranhado de ideias e ações mal compreendidas dentro das relações entre os pares, causando discriminação e exclusão social.

Nesta perspectiva reconhecer o pluralismo político numa sociedade moderna e contemporânea, é entender que no universo, nenhum ser humano é igual ao outro, porque mesmo que ele fosse único no mundo, ainda assim, continuaria sendo poli e pluri nos pensamentos e nas atitudes. Para abordar estes assuntos, os pilotos são:

4.1. Politica & EU (espaço formador)

4.2. PlurIdeias (debates e discussões)

4.3. Quatro Lados (espaço cultural)

Consulte Nossa Agenda
55 11 92004-7553
bottom of page